Quem sou eu

Minha foto
Treinador de Futsal/Futebol - Coordenador Técnico Iniciação - Clube Atlético Mineiro - Graduado em Educação Física - UFMG, Especialista em Futsal e MBA em Gestão de Pessoas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A ´´Propensão´´ ao sucesso!!!!

 

 

No meio competitivo a palavra ´´sucesso´´ está intimamente  ligada a vitórias, ou títulos, que são consequências dessas. Mas essa relação é desprezível, o ´´sucesso´´ de uma equipe vai além disso, é preciso ser menos superficial e avaliar o que está por trás dos resultados. É preciso se estudar mais, ter conhecimento para criticar, demitir, contratar, etc.

Quem não conhece casos de profissionais que  após duas derrotas seguidas são questionados e muitas vezes sustituídos???

E não estou aqui afirmando que o importante não é vencer. CLARO QUE É!!!! Trabalha-se pra isso, abre-se mão de várias coisas em função desses disputados ´´três pontos´´.E só se é  reconhecido (treinadores ou atletas) caso se conquiste títulos de expressão (e isso é tão contraditório que ganhando um título importante tudo que você passa a fazer se torna correto e eficiente, e muitas vezes está longe de ser….)

Mas um coisa que naturalmente vai fazer as vitórias aparecerem chama-se ´´TRABALHO´´, o que por muitos não é levado em consideração. E na frase acima está bem claro, ´´VAI FAZER APARECER´´, mas não é mágica, é preciso muito suor, sacrificio e QUALIDADE DO TREINO!

Em outros posts desse Blog falou-se que treinar é condicionar comportamentos, e condicionar é fazer com que o atleta resolva os problemas do jogo seguindo uma lógica (MODELO DO JOGO), sabendo exatamente os ´´porquês´´ daqueles comportamentos, e isso LEVA TEMPO!!!!!

O que nós treinadores podemos fazer é OTIMIZAR ESSE TEMPO!

Nas sessões de treinamento o que se deseja condicionar no atleta tem que aparecer com uma certa frequência, o que é denominado na literatura como Princípio Metodológico das Propensões. A idéia de propensão tem a ver com o fato de ser mais propício ou provável a ocorrência de determinado acontecimento. Modela-se os contextos para que estes, não perdendo sua natureza aberta, sejam facilitadores e catalisadores dos propósitos desejados. Esse princípio permite que o caos seja de fato determinístico.

Ou seja, se desejo condicionar na minha equipe um princípio defensivo, nos exercícios PLANEJADOS aquele princípio TEM que aparecer com uma certa densidade, caso contrário, estarei perdendo tempo, eu e meus atletas. Para ser mais claro, em 30 minutos de atividade se o que você deseja treinar apareceu somente 2 vezes, o exercício proposto não está cumprindo o objetivo , ou pior,  o comportamentos dos seus jogadores se tornarão completamente ao acaso, sem lógica alguma! Dessa forma, você não terá o que cobrar do seu time, pois todas as ações estarão aleatórias…..

Mas lembre-se que as atividades elobaradas devem manter a complexidade do jogo, independente das mudanças que se façam no espaço a ser usado, regras, número de jogadores. O que foi proposto deve respeitar a FRACTALIDADE. Cunha & Silva (1996) afirmam que os fractais são figuras geométricas igualmente complexas nos seus detalhes e na sua forma geral. Isto é, se um pedaço do fractal for devidamente aumentado para se tornar do mesmo tamanho do todo, deveria aparecer-se com o todo, ainda que com pequenas variações.

Além disso, não é somente os exercícios bem planejados e que cumpram os objetivos que irão condicionar.  Não é suficiente só planejar as atividades  e durante a execução  dos atetas estar sentado a conversar ou executar outra tarefa, o TREINADOR é o principal catalisador do processo de aprendizagem!! INTERVIR é fundamental (os ´´feedbacks´´ são muito importantes nesse processo).

Portanto, a ´´propensão´´ ao sucesso é fazer com o  que o que  você deseja treinar apareça nas sessões de treino diariamente com uma densidade alta (o maior número de vezes possível), e CORRIGIR, ELOGIAR, MOTIVAR, E ATÈ MESMO GRITAR!!

E além disso tudo ter PACIÊNCIA!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário