Quem sou eu

Minha foto
Treinador de Futsal/Futebol - Coordenador Técnico Iniciação - Clube Atlético Mineiro - Graduado em Educação Física - UFMG, Especialista em Futsal e MBA em Gestão de Pessoas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Complexidade ou ''Caosplexidade''

'' No jogo de futebol, em muitos casos, a ordem parece nascer do caos.'' (Garganta & Cunha e Silva, 2000)


Em toda literatura que define e explica a modalidade futsal, fica evidente a ênfase as características de imprevisibilidade, aleatoriedade e complexidade que se contemplam todos os esportes coletivos. Guilherme Oliveira (2004)  a respeito da imprevisibilidade afirma que essa acontece porque o jogo levanta problemas que podem ser resolvidos por diferentes soluções dependendo do conhecimento específico que se tem e da interpretação do jogador.
No que refere a aleatoriedade  o mesmo autor menciona que as situações acontecem sem uma lógica seqüencial, surgindo de forma arbitrária, isto é, apresentando-se de forma não linear. E no que se trata da complexidade do jogo, fica claro essa característica quando falamos dos aspectos cognitivos que a modalidade exige, e no contínuo processo de aquisição de conhecimento e tomada de decisão que o jogador passa no decorrer da sua carreira.
No futsal o jogo é nada mais é que um sistema caótico, o que o torna impossível de quantificá-lo  rigorosamente  de forma a  categorizá-lo.  Mesmo  assim, podemos dizer que o jogo apresenta padrões de ação que se repetem regularmente. Dessa forma, o jogo sendo um sistema caótico é possível verificar que os comportamentos  tem alguma frequência, ou seja, apesar de serem diferentes caem num universo de regularidades.
O caos não assume uma condição negativa, pois esse não significa confusão total, ausência de forma, desordem geral, total falta de princípios e de leis que governem o comportamento. Caos tem a ver com uma abordagem ordenada da desordem, com a forma como a desordem e a ordem estão interligadas e coexistem, e também com o papel que a desordem desempenha na criação da ordem. Dessa forma, caos é a ordem (modelo) dentro da desordem (comportamento ao acaso), e os esportes coletivos apresentam um comportamento caótico em pequena escala, mas que denunciam em grande escala uma certa regularidade. Assim o jogo de futsal, enquanto sistema caótico, indica-nos que no meio da ''confusão'' aparente é possível apresentar certas regularidades organizacionais, isto é,  modelar e padronizar uma forma de jogar.
Compreendendo isso, fica evidente a importância de se definir um modelo de jogo (previsbilidade de algumas ações) para que assim os atletas possam solucionar e se adaptar a imprevisibilidade e complexidade inerentes ao jogo de futsal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário