Quem sou eu

Minha foto
Treinador de Futsal/Futebol - Coordenador Técnico Iniciação - Clube Atlético Mineiro - Graduado em Educação Física - UFMG, Especialista em Futsal e MBA em Gestão de Pessoas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Talento....Uma justificativa para a omissão dos Treinadores???

‘’O talento, só, não chega, isto é, um jogador sem talento não chegará certamente ao topo, mas também um jogador  só com talento, ou seja, que não consiga melhorar o seu talento e torná-lo eficaz através de uma exercitação constante, também não alcançará o mais alto nível.’’
(Arthur Jorge, 1992)

Segundo Araújo (2004) o talento é um conceito que tem servido para justificar tudo o que não se sabe explicar e que tem a ver com o bom desempenho dos praticantes. Outros vários autores afirmam que indivíduos talentosos possuem qualidades inatas que lhes permitem alcançar desempenhos de excelência numa determinada atividade.
Quando se escuta a palavra ‘’talento’’ no meio esportivo, logo se tem a idéia que quem o detém já está pronto, que tudo que ele precisava para o mais alto nível de desempenho já nasceu com ele.  A discussão entre a hereditariedade do talento ou se ele pode ser adquirido vem ocorrendo  há tempos e não se está aqui querendo respostas para isso. É incontestável que aspectos físicos ou psicológicos que nasceram com o indivíduo o predispõem ao sucesso, porém sabe-se que é fator fundamental para o êxito de um jovem atleta o treino e não somente as características inatas.
                Nessa linha de pensamento, concorda-se com Garganta (2004) ao afirmar que somente o talento não é suficiente, é imprescindível TREINAR.  O conhecimento do atleta, a capacidade de condicioná-lo da forma como se pretende jogar (solucionar problemas) só se consegue treinando, e com qualidade.  Corrobora-se com o mesmo autor ainda quando se diz que  o ‘’talento’’ possibilita e potencializa a aprendizagem, mas não a substitui. Dessa forma, o processo de ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO é o que vai fazer o jogador existir.
                Isso significa que o potencial está armazenado, à espera  de ser revelado, mas para isso é preciso  ‘’criar’’ as oportunidades e contextos(diversidade de estímulos) para o desenvolvimento que só  o treino proporciona.
E ainda sim, somente a prática  pode não garantir o sucesso, mas até o momento não se conhece nenhuma outra forma para se tentar alcançá-lo.

Tenho viajado há algum tempo para assistir as competições nacionais das categorias sub-17 e sub-20, à procura de atletas ‘’talentosos’’(conceito relativo, aquele é talentoso para você, pode não ser para outro). Tenho encontrado alguns, porém o atleta talentoso em sua grande maioria tem um traço da personalidade peculiar: ele é egocêntrico, tem dificuldade de se inserir no coletivo, acredita que pode a toda hora ganhar o jogo. Engano dele, ele pode muitas vezes nos fazer refém de seu POTENCIAL  e a derrota será a conseqüência, mas cabe aos treinadores , fazê-los  enxergar esse outro  lado da história.
Além disso, possuem dificuldade defensiva, marcam mal 1x1 e não entendem o significado da palavra ‘’retorno’’, mas também cabe aos treinadores a fazê-los compreender a dinâmica do jogo,  e o significado de ‘’correr para trás’’.
Pensando nisso, no clube que trabalho atualmente montou-se um Projeto Talentos. São jogadores das categorias sub-15 a sub-20 que tem  grande potencial e que treinarão mais que todos os outros. Mas como assim??? Eles são os mais talentosos, e treinarão mais???
Isso mesmo! Se eles são os mais talentosos, quer dizer que possuem mais potencial, porém isso só se tornará realidade  se nós os condicionarmos aos nosso princípios de jogo agora e educarmos eles no sentido que só o ‘’talento’’  pode não ser suficiente para se tornarem grandes jogadores.
Dessa forma,  acredita-se que um bando de talentosos podem não chegar a lugar algum, mas uma equipe de jogadores com grande potencial tem grandes chances de sucesso.

(Sawyer, 2006)’’....as idéias não surgem magicamente do nada na cabeça de um gênio(...) teremos que esquecer esses mitos românticos de que a criatividade tem tudo a ver com ser artístico e dotado nada com  trabalho duro.’’



Nenhum comentário:

Postar um comentário