Quem sou eu

Minha foto
Treinador de Futsal/Futebol - Coordenador Técnico Iniciação - Clube Atlético Mineiro - Graduado em Educação Física - UFMG, Especialista em Futsal e MBA em Gestão de Pessoas

domingo, 4 de março de 2012

A ´´Descoberta guiada´´– mais que uma metodologia, uma forma de liderar!

 

´´Em vez de lhes dizer nós vamos para ali, quero que sejam eles a descobrir esse caminho´´

                                                                                   (Gomes, 2006)

Guilherme Oliveira (2004) refere que só podemos tratar a Especificidade como Específica se houver uma constante relação entre todas as dimensões e os exercícios propostos, em correlação permanente com o Modelo de Jogo. Ela não deve estar, apenas relacionada com a modalidade, mas estar ligada a singularidade da equipe, e estar presente na criação, na organização, na GESTÃO e na operacionalização do processo.

Para entender esse conceito de Especificidade e como alcança-ló no treino, não basta os exercícios propostos serem potencialmente específico, é necessário uma intervenção não só ATIVA, mas INTERATIVA do treinador com o exercício e com os JOGADORES, para que tudo aconteça.

Levando em consideração a ESPECIFICIDADE (essa palavra é tão importante, que não para de aparecer) do que se pretende ensinar e o contexto a que se destina, é fundamental que a gestão do processo seja singular, e é o que a literatura vem chamando de ´´Descoberta Guiada´´.

Ou seja, os jogadores descobrem segundo pistas, a elaboração das situações de treino leva a um determinado caminho. Os jogadores percebem isso, e as discussões (aqui no sentido produtivo da palavra) começam a aparecer, e todos juntos chegam a uma conclusão.

Mas ai, você vai me dizer,que não tem-se tempo para mostrar pistas, guia-lós, etc.

É muito mais fácil MECANIZAR as respostas que desejo!!!

Certo????

ERRADO!!!!!!!

Os automatismos vão sim, diminuir o tempo de aprendizado, mas não respeitarão a lógica interna do jogo de futsal. Além do que como diria os grandes treinadores: ´´Eu não estou jogando vídeo-game e nem combinei nada com o adversário.´´ É preciso fazer a EQUIPE pensar o jogo!!!! E pensar de forma COLETIVA!!!

Em primeiro lugar, a descoberta guiada constitui-se num fator importante, fundamental, nas organizações, pois ela estimula a eficiência MENTAL. Ao discutir, questionar, experimentar, os atletas estarão sendo obrigados a pensar/sentir, e todo raciocínio é permitido, obrigando a eles evoluir por eles mesmos.

Além disso, descobrir por eles mesmos faz com que se envolvam mais, e isso, é o sonho de qualquer  LÍDER!!!!! A descoberta guiada gera esse envolvimento ao trazer as pessoas para o centro da discussão, ao faze-las participar do seu próprio futuro, ao descobrir um caminho que vai se percorrer em grupo, pois serão chamados para tomar as decisões e opinar sobre a forma mais eficaz de desempenhar a sua tarefa.

O paragrafo anterior é bem exemplificado por Luís Lourenço, descrevendo a maneira como Mourinho liderava no FC Porto.

´´ Os jogadores gostam de se sentir importantes. E quando não lhes dão importância, mais cedo ou mais tarde haverá problemas. Com Mourinho eles se sentiam importantes porque guia-los envolviam os atletas no processo, mas era um envolvimento global, desde os chamados craques aos garotos que tinham acabado de subir do júnior.´´

Esse tipo de metodologia possibilita ainda, um ambiente de confiança, sem a confiança dos seus jogadores, você não será reconhecido como líder e nem conseguirá extrair algo de extraordinário deles. Ao confiar no que estão executando, faço com que confiem em mim. Pois é fácil entender que quanto mais envolvido as pessoas estão num projeto, maior será a dedicação e consequentemente os resultados serão melhores…..

Mas  o fato de se construir tudo junto com sua equipe não isenta o TREINADOR da sua responsabilidade.

Para que tudo isso realmente aconteça, é importantíssimo PLANEJAR e RE-PLANEJAR os exercícios, os microciclos e a temporada e assumir as decisões tomadas sejam elas estratégicas ou táticas….pois você é o ´´LÍDER´´!!!!!

 

´´A descoberta consiste em ver o que todos viram e em pensar o que ninguém pensou´´

                                                                                                    (Lourenço, 2006)

 

A ´´ descoberta guiada´´ como processo de transmissão das idéias de jogo para a concretização do jogar. Monografia  de licenciatura. Universidade do Porto. 2006

2 comentários:

  1. nós comentamos tanto na tal ROBOTIZAÇÃO, quando ela se torna evidente dentro do grupo, o papel do atleta de sentir-se importante na tomada de decisões acaba desaparecendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Rangel, as nossas conversas geraram aprendizados, é importante dar abertura a vocês (atletas) para dizerem como se sentem em determinadas situações e é nossa responsabilidade mudar as regras, e pensar coisas diferentes para que alcancem os obejtivos. E dessa forma, os atletas construirão juntos tudo e a criatividade para solucionar os problemas será uma consequeência

      Excluir