Quem sou eu

Minha foto
Treinador de Futsal/Futebol - Coordenador Técnico Iniciação - Clube Atlético Mineiro - Graduado em Educação Física - UFMG, Especialista em Futsal e MBA em Gestão de Pessoas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Treinando Princípios e não Exercícios.....

‘’Há várias formas de resolver os problemas e nós queremos que eles sejam resolvidos com uma determinada lógica.’’
(Guilherme Oliveira)
               
Para alguns autores, Campos (2008)  e Gomes (2006) a melhor definição do TREINAR nos esportes coletivos é CONDICIONAR COMPORTAMENTOS. Gomes (2007) ainda afirma que na verdade não se sabe o que vai acontecer no aqui e agora do jogo, mas sabe-se que a equipe dele vai ter determinados comportamentos pelo o que é construído no processo de treino (tema abordado no ‘’post’’  ‘’Complexidade ou Caosplexidade’’).
 E o que é construído no treino? Ou melhor, o que é construído no seu treino???
‘’A inteligência para resolver os problemas do jogo é construída
ou destruída no treino’’.
Santana(2004)

Essa é uma pergunta que todo treinador deveria se fazer, mas acredito que ela esteja um pouco vaga. Elaborando melhor o questionamento vamos começar perguntando como sua equipe  ‘’ataca’’, ou  como  ela ‘’defende’’,  ou quando ela toma um ‘’contra-taque’’ qual comportamento ela tem???(se ao ler essas perguntas as respostas não vieram claro na cabeça, é hora de buscar responde-las, pois se não está claro para você, imagine para os seus atletas).
Todas essas perguntas poderiam ser resumidas numa só: ‘’Quais  são os seus princípios de  jogo?’’
Guilherme Oliveira (2004) afirma que os princípios de jogo são referências intencionais do treinador para resolver os problemas do jogo e por isso, expressam-se no comportamento dos jogadores. Dessa forma, os princípios de jogo permitem ao treinador desenvolver determinadas regularidades comportamentais dos jogadores, organizando suas relações e interações. Na mesma linha de pensamento pode-se falar que o comportamento do jogador tem de se inserir dentro de um determinado padrão de jogo, isto é, dentro de uma organização pré-definida (Modelo de Jogo).
Essa prévia organização possibilita que algumas ações se tornem hábitos, ou seja, ‘’conhecimentos que foram criados através de experiência, que ficaram gravadas na memória e que vão ser utilizadas para se decidir e reagir rapidamente’’ (Damásio, 2000).
Porém, esses princípios que foram estipulados para representar o Modelo de Jogo daquela equipe serão treinados pelos exercícios propostos na sessão de treino. Os exercícios nada mais são que os meios pelos quais  os princípios serão treinados.
Então é muito simples, não é mesmo? É só eu copiar alguns exercícios que achei interessante e minha equipe estará treinada e condicionada ao sucesso. Ai é que está o grande engano!!! Aquele exercício era ESPECÍFICO para condicionar aquela equipe, naquele PRINCÍPIO!!!  Copiá-lo não fará diferença alguma, pois o seu perfil de jogadores é diferente, a filosofia do clube que você trabalha também é diferente e com certeza o que você entende ou acredita do jogo é diferente dos demais treinadores (por mais que tenham convicções semelhantes).
E se os seus princípios evoluírem ou mudarem de temporada para temporada????
 Deve-se planejar novos exercícios, pois os antigos estavam prontos para o que se acreditava, e o novos irão condicionar o que naquele momento se acredita ser importante para sua equipe.
Portanto, treinar uma equipe é mais que copiar alguns exercícios interessantes, é planejar atividades que consigam estabelecer regras de comportamento nos seus atletas, para que naquele momento do jogo, sob pressão, eles consigam responder de forma adequada. E para planejar atividades que cumpram esses objetivos deve se conhecer a fundo a modalidade que se trabalha, entender a lógica interna do jogo...

‘’ O processo de categorização pode ser espontâneo, resultando de uma experiência desorganizada do indivíduo, ou ser cultural e organizado de com acordo com regras aprendidas formalmente, através do treino.’’
(Alexandre Caldas)

2 comentários:

  1. Fala Ziquinho!!
    Coisa linda seu blog. parabéns pela iniciativa.
    Abracao,
    Zico!!

    ResponderExcluir
  2. Zico, fico muito feliz em ler seu comentário. Mesmo estando distantes espero que sempre troquemos experiëncias e informaçôes...grande abraço!
    Ziquinho

    ResponderExcluir